domingo, 26 de abril de 2009

Ich bin nicht katholisch!

E foi assim que acabei com um grande problema que me acompanhava desde a minha primeira semana na Áustria, há praticamente dois anos. Com mais de 8 recibos acumulados, devidamente arquivados e ignorados e uma dívida (?!) de mais de 300 euros para pagar, eis que finalmente decido ir "tratar do assunto".
Não, não acordei um dia a pensar "ai, hoje vou tratar disto porque sim"...Não! A verdade é que o meu último recibo não era, na realidade, um recibo "inocente" como os anteriores...
Era um MAHNUNG!
"E o que é um Mahnung?", perguntam vocês, caros leitores (eu e a minha esperança de ser lida por alguém!)... Um Mahnung é uma notificação. Ou mais especificamente é uma coisa cujas entrelinhas dizem: "oh filha, ou tratas disto ou levamos-te a tribunal cá com uma pinta que até te pomos no metro a cantar para juntar dinheiro para nos pagares."

E lá fui eu - e o meu amigo e "tradutor". Ele fala um Português bastante razoável, eu falo um Alemão péssimo. A história ia já estudada. Eu não ia para negociar!

Feitas as apresentações, eis que a senhora a rondar os seus 40 anos (e eu toda contente e triunfante a pensar que iria tratar disto com uma velhota de 70) com cara feia e atitude de quero, posso e mando, me pergunta (em Alemão, claro está):

Feia: "Então e porque é que não paga?"
Eu (a tremer como varas verdes): Porque não sou católica!
Feia: Então e qual a sua religião?
Eu: Eu não tenho religião nenhuma!
Feia: Mmmm... Então porque é que tenho aqui a sua assinatura a dizer que é católica? (sim, disse que era católica, porque SOU, quando, embuída de inocência, me registei como moradora na cidade)
Eu (sem tremer a voz, sem corar, sem hesitar e em Alemão): NÃO SEI!

E pronto, tive de assinar as minhas palavras. E por causa de uma lei imposta por Hitler, menti descaradamente e pior, assinei a minha mentira!


Acredito na fé e acredito em alguém superior. Vou rezando na esperança de ser ouvida e em busca de Paz de alma. Rezo quando tenho medo do avião, rezo por um mundo melhor e mais justo e pela saúde e felicidade não só dos meus, mas dos que merecem (não sei quem merece, mas esse tipo de decisões deixo para quem de direito). Rezo também em agradecimento.

E vou continuar a fazê-lo. Porque a religião e a fé estão na minha mente e nas minhas acções e não na minha conta bancária.

Um beijo com saudades...

Sem comentários: