quinta-feira, 5 de abril de 2012

‘Tá calada, não digas disparates!

Foi durante a minha incursão diária pelo universo bloguístico (e como já havia referido, pelas fabulosas caixas de comentários) que dei de contas com esta pérola, plena de conhecimento de causa e sabedoria:

“sabemos que os animais são injectados com antibioticos, hormonas e tudo o resto que não se quer falar”

Eu que ando nas lides da produção animal e mais concretamente nas de nutrição animal tenho 2 reparos pequeninos a fazer:

1) Dizer que se dão mais antibióticos aos animais do que o necessário (e o aconselhável) ainda vá, mas que se injectem (???). Disparate! Os antibióticos estão banidos como promotores de crescimento (na UE) desde 2006. O que significa que a sua utilização desmesurada em produção animal tem-se vindo a reduzir (sim, ainda é maior que a desejada, mas já é um passo em frente).

2) Os animais NÃO são injectados com hormonas. O facto de os animais crescerem tanto e tão rápido hoje em dia está relacionado com anos e anos de melhoramento genético (melhoramento! não modificação!!!) e melhoramento da nutrição e sanidade animais.

(sobre o “tudo o resto que não se quer falar” não falo, porque se não é para falar, eu estou calada. Longe de mim querer contrariar a conspiração que esta pessoa julga que existe na produção animal do mundo (medo!!!!)).

Eu prezo por falar apenas sobre o que sei para evitar dizer disparates destes (e de outros tipos). É uma pena que não sejamos todos assim. É que se perdem boas ocasiões para se estar calado. E pior, difama-se o trabalho de uma indústria inteira.

Uns a tentar alimentar o mundo, outros alimentam a estupidez…

Um beijo com saudade. 

Sem comentários: