terça-feira, 24 de julho de 2007

'Tás a gozar!

O dia-a-dia num país estrangeiro faz com que nos apercebamos das diferenças relativamente ao nosso país de origem. Estando Viena em 4º lugar no ranking das melhores cidades para se viver (e em 9º no ranking dos países mais caros) pode-se facilmente deduzir que a Áustria é um país próspero, evoluído e organizado.

No entanto, algumas diferenças são tão abismais que muitas vezes custa-me acreditar no que as pessoas me contam.

Ontem despedi-me de uma colega que entrou em licença de maternidade. Pareceu-me um pouco estranho que ela se fosse já embora, uma vez que a criança só nascerá em Outubro e portanto, se isto se passasse em Portugal, ela estaria já a usufruir de 3 dos 4 meses que tem disponíveis para estar com o bebé.

MAS, cá no "istrangeiro" as mães trabalhadoras, podem ficar em casa com os filhos durante 2 anos a receber 80% do salário, benesse do Governo Austríaco (que simpáticos!!!).
(A minha pesquisa diz-me que a licença de maternidade tem a duração de 4 meses, passando esta depois a entitular-se de “child care allowance”, qualquer coisa como licença para cuidar de crianças).

Em Portugal, e fui mesmo confirmar o que diz a lei, a história é a seguinte:

“A mulher trabalhadora tem direito a uma licença por maternidade de 120 dias consecutivos, 90 dos quais necessariamente a seguir ao parto, podendo os restantes ser gozados, total ou parcialmente, antes ou depois do parto. Nos casos de nascimentos múltiplos, o período de licença é acrescido de 30 dias por cada gemelar além do primeiro.”

Mmmm... ora bem.... quantos gémeos tenho de ter para ter dois anos de licença de maternidade?

Um beijo com saudade!

Sem comentários: