sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Portugalês

Ontem numa troca de emails entre amigas e aquilo a que eu gosto de chamar de acquaintances, uma delas (felizmente mais acquaintance que amiga, mas infelizmente é tradutora e devia ter uma boa, digamos… fluência linguística) sai-se com esta, já no final do dito:

Vocês deviam era de se mudar para Viena

Ehhhh lá. A intenção está boa, querer ter-nos mais pertinho. Mas os meios deixaram-me assim:

image 

Não sou nem pretendo ser profissional linguística ou prémio Nobel da Literatura ou whatever mas quando o verbo dever se junta ao de antes de um verbo soa-me a… Bairro da Bela Vista, Vale da Amoreira.. Buraka Som Sistema?! ou pior… Emigraaaaa! (o verbo dever é diferente do haver ou do ter, que a meu ver, sim, podem levar o “de” depois, isn’t it???)

E mais uma dúvida que me assola. O “se” não deveria vir depois do verbo? Ou seja, para mim esta frase deveria ser construída desta forma:

Vocês deviam era mudar-se para Viena.

Amigas profissionais destas coisas do Portugalês, por favor, digam de vossa justiça se eu estou errada porque fiquei com a pulga atrás da orelha.

Um beijo com saudade.

4 comentários:

L Parreira disse...

Diz-me uma coisa, essa tua acquaintance não é aquela que deixou de falar com a melhor amiga por esta ter criticado a forma como ela se expressava em português?
Tens a certeza que ela não lê o teu blog? Ou não estás preocupada em perder uma acquaintance?

Calíope disse...

1. "dever" pede só infinitivo sem qualquer tipo de preposição.

2. "se" e outros pronomes tónicos têm como posição normal o lugar a seguir ao verbo a que se referem, a não ser que haja alguma coisa que os atraia para a posição pré-verbal (por exemplo: todas as palavras negativas, quase todas as preposições, alguns advérbios, determinantes indefinidos, etc.)

Anónimo disse...

Agente devíamos é de ficar muito orgulhosos com uma amiga tão curta do português no nosso tão restrito circuito de amigos:-)
um beijo com saudade... Um não, seis!!

Bruno Pascoal disse...

Como sei que adoras a língua portuguesa como eu, deixo-te aqui um vídeo que vais gostar:

http://www.youtube.com/watch?v=z_RBe-jAkMw

Beijo com saudade!