segunda-feira, 21 de maio de 2012

Façam o que eu digo e não o que eu faço

Foi há coisa de uns 3 meses que vi este vídeo pela primeira vez (e última porque isto não é coisa para se repetir). http://www.youtube.com/watch?v=r65FgUYdBOc&feature=youtube_gdata_player
Convenhamos, eu trabalho em nutrição animal - dou apoio técnico a produtos para que os frangos, os porcos, as vacas e os peixes e afins cresçam mais e mais depressa e com a menor incidência possível de doenças e problemas que atrasem o seu crescimento (não, não vendo medicamentos, nem antibióticos, nem vacinas e muito menos hormonas (dahhh!!!) - e por isso longe de mim dar uma de vegetariana e protectora dos animais porque não chego a esse extremo. Temos de nos alimentar e temos de alimentar o mundo por isso a proteína animal é necessária.
No entanto fiquei bastante indignada sobre a crueldade envolvida no processo da obtenção das barbatanas de tubarão. Na realidade um animal é sacrificado para se retirar uma pequeníssima parte do seu corpo. O desperdício é enorme. Se me dissessem que do restante corpo faziam uns filetes de tubarão de cebolada, tal como se faz com o atum, já não me chocaria tanto, agora assim revolta-me bastante.
Bom, ontem fui jantar com um cliente muito importante. Deixei que ele escolhesse o menu por estar mais familiarizado com a comida.
Ele escolheu sopa de barbatana de tubarão. Eu concordei com o pedido, muito contra os meus ideais, mas pensei que por outro lado esta seria uma óptima oportunidade de julgar este luxuosíssimo ingrediente e tentar perceber as razões por detrás da cruel matança.
E comi. E não obtive resposta para a minha questão...
Barbatana de tubarão tem aspecto de cartilagem, textura de cartilagem e sabor de... nada!
As tais postas de tubarão com cebolada devem ser bem mais saborosas, quanto mais não seja pela cebolada.

Um beijo com saudade.

Sem comentários: