quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Assento reservado

Nunca cedi tanto o meu lugar nos transportes públicos como em Singapura. Também convenhamos que já não os usava tão frequentemente há alguns anos. Mas de um modo geral creio que a idade média dos usuários em hora de ponta é maior aqui do que em qualquer outro lugar da Europa. Isto espelha muito a (falta de) infra-estrutura social da Ásia em geral comparativamente ao que estamos (mal) habituados na Europa.
O problema é que aqui pessoas de 70-75 anos e mais têm de continuar a trabalhar para sobreviver. As pensões por reforma começam agora a surgir mas não eram um conceito conhecido há uns anos atrás. É triste. Verdadeiramente triste. É chocante ver pessoas que mal se mexem a limpar os corredores dos escritórios, a esvaziar caixotes do lixo de condomínios de luxo, a limpar as mesas dos food courts/ mercados de comida onde almoçamos diariamente. Dizem-me que ganham 500 dólares locais. 300 euros por mês, se tanto. Num país onde a assistência médica não é gratuita. Onde na realidade nada é gratuito para estrangeiros, mas tão pouco o é para locais.
Faz-me pensar na sorte que tenho. Eu, os meus pais e a minha família. Temos épocas melhores que outras, sendo que os meses passados não têm sido fáceis, mas temos sorte.
Costumo agradecer - a Deus, a alguém, ao universo - esta boa sorte.
Infelizmente pouco posso fazer para melhorar a condição social destas pessoas tão cansadas. Entretanto continuarei a ceder o meu lugar nos transportes públicos...

Um beijo com saudade

Sem comentários: